O engano do coração perfeito


“E disse: Ah! Senhor, lembra-te, peço-te, de que andei diante de ti em verdade e com CORAÇÃO PERFEITO e fiz o que era reto aos teus olhos.”

Isaías 38:3 


Ezequias adoeceu por causa do orgulho que entrou no seu coração (ref. 2 Crônicas 32:24-26). Seu coração não era tão perfeito, como ele declarou em sua oração, mas ele foi curado por causa da sua humildade em buscar a Deus e por reconhecer o seu estado. 


“Naqueles dias, Ezequias adoeceu de morte e orou ao Senhor, o qual lhe falou e lhe deu um sinal. Mas não correspondeu Ezequias ao benefício que se lhe fez, porque o seu coração se exaltou; pelo que veio grande indignação sobre ele e sobre Judá e Jerusalém. Ezequias, porém, se humilhou pela soberba do seu coração, ele e os habitantes de Jerusalém; e a grande indignação do Senhor não veio sobre eles, nos dias de Ezequias.”

2Crônicas 32:24-26 


Somente Deus é quem conhece e sabe se o nosso coração é perfeito (o que é muito difícil) ou não. 


Não podemos nos autoenganar a esse respeito e nem buscar a justiça de Deus fiados na "perfeição" do nosso coração. Ele é e sempre será enganoso...e Deus, melhor do que qualquer um de nós,  é quem sabe disso. 


A casa que Deus queria que Ezequias colocasse em ordem era a sua própria vida. Ele teve essa chance não apenas de sobrevida mas de conserto, porque reconheceu o seu orgulho e se humilhou. Mas Deus iria prova-lo novamente para fazê-lo conhecer TUDO o que estava no seu coração (2 Crônicas 32:31/Isaías 39: 1-8). 


Ezequias foi um rei que promoveu muitas reformas espirituais e venceu muitas batalhas, inclusive pessoais. No final da vida manteu-se humilde para mais uma vez ser repreendido por Deus, mas cedeu aos sentimentos da vaidade e da ostentação. Abriu o seu palácio, seu reino e mostrou tudo: suas riquezas, seus armamentos, suas especiarias...mostrou TUDO que estava sob o seu domínio para os embaixadores da Babilônia que vieram lhe visitar. 


Isaías declarou a palavra de Deus e as conseqüências para Jerusalém por causa dessa atitude vaidosa de Ezequias. 


(O exílio, muitos anos depois, começou assim...👇🏼)


“Então, o profeta Isaías veio ao rei Ezequias e lhe disse: Que foi que aqueles homens disseram e donde vieram a ti? E disse Ezequias: De uma terra remota vieram a mim, da Babilônia. E disse ele: Que foi que viram em tua casa? E disse Ezequias: Viram tudo quanto há em minha casa; coisa nenhuma há nos meus tesouros que eu deixasse de lhes mostrar. Então, disse Isaías a Ezequias: Ouve a palavra do Senhor dos Exércitos: Eis que virão dias em que tudo quanto houver em tua casa, com o que entesouraram teus pais até ao dia de hoje, será levado para a Babilônia; não ficará coisa alguma, disse o Senhor. E dos teus filhos, que procederem de ti e tu gerares, tomarão, para que sejam eunucos no palácio do rei da Babilônia.”

Isaías 39:3-7 


A lição que aprendi disso tudo?


Que não podemos nos autoenganar e acharmos que por não viver pecando, temos um coração "perfeito" ou acharmos que estamos de fato andando reto aos olhos de Deus. ELE É QUEM NOS CONHECE DE FATO. 


Muitas vezes achamos que nos conhecemos mas a verdade é que não sabemos de tudo o que está no mais profundo do nosso coração... Por isso que antes de cobrarmos algo de Deus fiados em nossa convicção de "coração perfeito" ou de uma "vida de retidão", devemos na verdade é nos humilharmos e buscarmos a Sua misericórdia, para que assim Ele possa nos ajudar a vencer nossas batalhas dia a dia. 


Somos pecadores, somos falhos e enquanto estivermos aqui nesse mundo seremos provados, diversas vezes, por Deus. ELE É QUEM SABE, com conhecimento de causa, o que está no nosso coração.

Comentários

Leia também